sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Elizabeth Bennet




Eu sei que ela não se enquadra exatamente nos requisitos de mulher que mudou a história, considerando que ela é uma personagem fictícia, mas mesmo assim Lizzie foi muito importante para mim assim como acredito que tenha sido para muitas de vocês que leram Orgulho e preconceito.

Orgulho e Preconceito é um livro da inglesa Jane Austen. Foi publicado pela primeira vez em 1813 apesar de já estar terminado desde 1797. O livro é um retrato realista e irônico da sociedade inglesa no século XIX e Elizabeth Bennet é uma de suas personagens centrais. No livro ela é a segunda das cinco filhas do casal Bennet e tem de conviver desde o início do livro com a constante pressão da mãe para que case logo, e bem.

Dona de uma beleza diferente e não tão óbvia quanto a de sua irmã, ela é primeiramente rejeitada por Mr. Darcy. A partir do momento que ela o escuta desdenhando de sua beleza, Lizzie passa a nutrir por ele forte desprezo crendo que ele fosse um homem esnobe e pretensioso. Ao longo do livro, após diversos percalços, Lizzie finalmente descobre a verdadeira personalidade de Mr. Darcy.

O que mais gosto nessa personagem é sua independência. Elizabeth Bennet é uma pessoa singular em sua época ao deixar de se preocupar com o que era considerado essencial. A ela devemos as tiradas mais sagazes do livro e as falas com ironia mais fina e mesmo apesar de toda sua inteligência ela ainda é vulnerável. Mesmo sendo racional, ou talvez por ser racional demais, ela ainda é suscetível a erro e a conclusões precipitadas. Eu me identifico muito com ela, pois costumo julgar as pessoas rapidamente e demoro a mudar de opinião.

Acredito que esse tenha sido o maior impacto de Lizzie em suas leitoras: força para ser independente de padrões e convenções morais de determinada época, força para investir em cultura e para não ter vergonha de expressar suas idéias (por mais controversas que sejam) e principalmente força para reconhecer quando está errada.

Se você não leu o livro eu garanto ser uma leitura agradável e garanto que você vai terminar o livro completamente apaixonada por Mr. Darcy. Se você não é uma pessoa que gosta de ler eu indico a adaptação para o cinema dirigida por Joe Wright. A atuação de Keira Knightley e de Matthew Macfadyen está fiel e realça a negação que os personagens viviam quanto a seus sentimentos. Eu sigo apaixonada por Mr. Darcy e me espelhando cada dia mais em Elizabeth Bennet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário